Vilém Flusser

Cartaz / Proporção Áurea

Flusser foi muito importante para decidir qual caminho seguir depois da minha graduação. Ele foi um filósofo que morou no Brasil e muito do seu discurso aborda o design e o designer.

Ao mesmo tempo, quis fazer uma homenagem um pouco menos aparente ao falecido designer André Stolarski. Muitos o conhecem pelo documentário "Alexandre Wollner e a Formação do Design Moderno no Brasil". O André fez parte do projeto editorial do livro que tirei a frase do cartaz e, junto de Flusser, me aguçou a estudar mais nessa área.

  • Colaboração
  • Esse cartaz é parte de um projeto colaborativo, onde vários designers se reuniram para criarem utilizando a proporção áurea.
  • Veja Mais

A proporção áurea serviu de base para eu encontrar o posicionamento dos textos e uma relação dos mesmos com o posicionamento do olho da fotografia. Isso foi muito importante, por causa da ideia da frase.

As linhas onduladas (inspiradas no projeto gráfico de André), foram feitas primeiramente à mão, depois usando os círculos áureos encontrei a posição ideal e acertar o volume das linhas.